8. “Juntos, alcançaremos a realização de nossos propósitos”, Bezerra de Menezes

Navegue pelo conteúdo:

Está precisando
de ajuda na hora
de investir?

Temos especialistas prontos para ajudar você!

Últimas no:

Aprenda com o seu corpo, diversifique!

Nos nossos artigos anteriores, conversamos sobre as grandes classes de ativos: renda fixa, multimercados e renda variável. Falamos brevemente que eles podem ser adquiridos individualmente ou via fundos. Hoje, vamos nos concentrar em desmitificar os fundos.

Para um leigo, o mundo financeiro pode parecer uma indústria complexa, todavia, é importante entender que o nosso mercado é extremamente organizado e regulado. Os Fundos de Investimento têm personalidade jurídica própria e são regulamentados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e ainda contam com a autorregulação da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (ANBIMA). 

A cooperação é um atributo da natureza, e estudos comprovaram que, agrupados, os homens foram mais competentes e longevos. Os Fundos são definidos como uma comunhão de recursos, captados de pessoas físicas ou jurídicas, com o objetivo de obter ganhos financeiros.

Organizados sob a forma de condomínio, têm seu patrimônio divido em cotas (frações) na proporção de seus investimentos. São uma alternativa eficiente que permite que investidores de todos os tamanhos e com objetivos comuns tenham acesso a uma gestão profissional, à diversificação, simplicidade fiscal e baixo custo. Entretanto, deve-se observar as particularidades como liquidez e risco de mercado.

Os fundos são divididos em renda fixa, fundos de ações, fundos multimercado e fundos cambiais. Dentro destes podem existir subdivisões, buscando especificidades de acordo com as competências do gestor. Chamamos de Asset Management as empresas que exercem a gestão profissional de portfólios. Talvez aqui esteja a grande chave para o sucesso dos fundos: a qualidade da sua equipe e consistência na gestão. Elas podem ou não estar vinculadas a um banco. Arriscaria dizer que as mais eficientes são independentes.  

Imagine o seu patrimônio como um organismo vivo que executa diversas tarefas ao longo do dia. Nós, assessores, somos o seu clínico geral, seu médico de família. A seleção e a pertinência de um gestor terão raciocínio análogo às especialidades clínicas. O que dói? O que preciso medicar? O que eu estou buscando? Preservação de capital, obtenção de renda, ganho de capital? Quais são os gestores que podem formar a base da minha carteira? Qual meu horizonte de prazo? As respostas para estas perguntas definem o Asset Allocation, mas este assunto fica para o nosso próximo encontro. 

Até breve.

Tenho 28 anos de carreira, com passagens por grandes bancos do mercado, como CCF, HSBC, Merril Lynch, UBS e Safra. Tem experiência em Gestão de Operações, Valores Imobiliários, Gestão de Ativos e Fundo de Fundos. É planejadora financeira com certificação internacional CFP®, aderindo assim ao código de ética e conduta da profissão com padrão internacional. Em 2022, conquistou o exclusivo selo de Assessoria Private Wealth Planning pela XP Investimentos.

Roberta Figueira

Roberta Figueira Figueira

Roberta Figueira Figueira

Compartilhe nas mídias:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Comente o que achou:

Se você ainda não tem conta na XP Investimentos, abra a sua!